Clube de Leitura 50+ – A Casa dos Encontros

Na tarde do dia 18 de agosto, aconteceu mais uma reunião do Clube de Leitura 50+ projeto da BNF que completou seu primeiro aniversário! O tema desse diálogo foi acerca do livro: A Casa de Encontros do autor Martin Amis.

Os leitores presentes abordaram todos os aspectos do livro e a participante Sra. Arline Gomes da Silva colaborou com a sinopse do livro:

“A história é riquíssima em emoções e pela denúncia das atrocidades cometidas na época.

A linguagem é complexa na medida em que não segue uma linha contínua de tempo. O narrador viaja para espaços e tempos aleatoriamente. É como se fossem reminiscências de um senhor de 80 anos que volta ao campo de concentração russo em que içou confinado por 10 anos para melhor entender sua história e narra tudo para sua filha, como uma espécie de herança.

A história é um drama crítico em relação a política do país que ceifa de uma só vez a juventude, o idealismo, os sonhos românticos, a liberdade, enfim,  ceifa  a humanidade de cada um para transformá-los em animais instintivos somente em busca de sobrevivência.

No meio disso tudo “A CASA DE ENCONTROS” é um símbolo do que poderia ter sido daquilo que eles perderam ao irem para o campo de concentração. “A CASA DE ENCONTROS” está ali como um marco, simbolizando a fragilidade e a eternidade de todos os sentimentos inerentes aos homens.

ZÓIA, a personagem que é a grande obsessão do personagem principal, simboliza a força da vida, a beleza, a sensualidade, a paixão.

LIEV, o irmão, é amado e invejado ao mesmo tempo por ter conquistado ZÓIA.  É por meio de LIEV que o personagem principal projeta suas emoções.

O clube reunido

E a volta é cíclica, porque após quase 20 anos de liberdade, o filho e LIEV, que talvez simbolizasse uma espécie de “passar a limpo”, é morto e outra vez por culpa do governo do país.

No final: uma eutanásia suicídio. O narrador, personagem principal, decide como vai morrer. Enfim a liberdade tão almejada.

CONCLUSÃO: NÃO SENTI MELANCOLIA NA NARRATIVA, É ANTES, COMO DIZ O AUTOR NA 1ª PÁGINA: “PORQUE É UMA HISTÓRIA DE AMOR. TUDO BEM, AMOR RUSSO, MAS, AINDA ASSIM, AMOR”.

O Clube de Leitura 50+ busca fomentar a leitura dos usuários acima dos 50 anos, por meio de rodas de conversas, em que os participantes discutem e refletem sobre o livro em evidência. O clube é organizado e mediado pela servidora Eva Aparecida Rossi.

Além de contribuir para formação de um público leitor, crítico e criativo, reforçou o caráter de convivência e amizade.

Acompanhe a programação.

Publicada em 19/08/2017


Biblioteca Pública Municipal “Prof. Nelson Foot”

Avenida Dr. Cavalcanti, 396 - Centro – Jundiaí - SP
CEP: 13201-003

Horário de funcionamento:
de 2ª a 6ª das 8h às 22h / sábados das 9h às 13h

Telefone: (11) 4527-2110
E-mail: biblioteca@jundiai.sp.gov.br

Prefeitura de Jundiaí
Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot | Desenvolvido por CIJUN