ZumbiTECA, a 1ª Mostra Afro da BNF foi um sucesso

A emoção é indescritível! Essa foi a expressão utilizada pela servidora Tânia Henrique, integrante da equipe de atendimento da Biblioteca Nelson Foot e idealizadora do projeto, com o apoio e orientação da Direção do Departamento de Fomento à Leitura e Literatura. De acordo com a diretora Rosana Branco “a proposta de enaltecer durante o mês de novembro uma data tão significativa para a cultura brasileira, fez o dia da Consciência Negra se tornar um marco na 1ª Mostra Afro da BNF”.

Entre os dias 21 e 30 de novembro, a BNF recebeu mais de 300 visitantes de Jundiaí e Região que prestigiaram a história do Clube 28 de Setembro retratada em fotografias, varal com personalidades negras em destaque como Maria Carolina de Jesus e Nelson Mandela, indicações literárias de autores negros, entre eles Machado de Assis e Lima Barreto e demais obras e autores que abordam a temática. Escritores negros jundiaienses tiveram obras em evidência. O autor Luiz Alberto Carlos nos honrou com sua visita.

Com apoio de artistas, escritores e diferentes coletivos da comunidade negra de Jundiaí, a mostra contemplou obras de arte, entre elas, pintura em tela do grande Profeta, Tuwille, Monique, esculturas de Adão Fernando dos Santos, presença VIP do Coletivo PretaEU,  leitura de histórias, oficinas de turbantes e confecção de abayomi realizada pela equipe da BNF para empoderar e  valorizar a cultura afrobrasileira e o grafite de Jensen Silva do coletivo The Kings que abriu a exposição.

Agradecemos a parceria de todos que contribuíram direta ou indiretamente para o sucesso dessa mostra, em especial a presença do vice prefeito Dr. Pacheco e apoio da Assessora de Políticas para Igualdade Social da Unidade de Gestão da Casa Civil – Isabela Galdino Miguel, Jorge Reis do Grupo Zama e a parceria voluntária de Anabel Francisa Barbosa. Já vamos planejar a 2ª Mostra para 2018. Aguardem!

Veja mais fotos.

Publicada em 01/12/2017 ▪ Leia mais sobre , , ,


Biblioteca Pública Municipal “Prof. Nelson Foot”

Avenida Dr. Cavalcanti, 396 - Centro – Jundiaí - SP
CEP: 13201-003

Horário de funcionamento:
de 2ª a 6ª das 8h às 22h / sábados das 9h às 13h

Telefone: (11) 4527-2110
E-mail: biblioteca@jundiai.sp.gov.br

Prefeitura de Jundiaí
Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot | Desenvolvido por CIJUN