Equipamentos chegam à Biblioteca para auxiliar deficientes visuais

Aparelhos de tecnologia assistiva tornam a leitura acessível às pessoas com deficiência visual

A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, a fim de fomentar ainda mais o hábito de leitura na região, oferta um novo serviço: equipamentos acessíveis que auxiliam pessoas com deficiência visual na leitura de materiais impressos. Em todo o Estado, 62 bibliotecas públicas, instaladas em 55 cidades, foram contempladas com os aparelhos de tecnologia assistiva, após concurso realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPD).

O kit contém computador, ampliador automático para pessoas com baixa visão, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário e software de voz sintetizada para atuação com software leitor de tela. Carla Malafaia, estudante de psicologia, é a primeira usuária dos equipamentos. Ao tomar conhecimento da novidade, ela trouxe um livro para ser digitalizado e, posteriormente, poder ser transformado em arquivo de voz.

“Conseguir especialmente livros didáticos acessíveis, para nós deficientes visuais, é uma dificuldade. Esses equipamentos vão facilitar muito os meus estudos. há três anos, conheci o espaço e sei que é bem preparado para receber os usuários. Agora, estou ainda mais satisfeita. Além de usar muito o scanner, pretendo indicar para conhecidos”, comemorou.

As bibliotecárias da Nelson Foot, Vera Barros e Michele Bueno Santana, contam que participaram do concurso promovido pela SEDPD com o Projeto Interagir, o qual visa, por meio de ações diversas, democratizar o espaço da biblioteca. “Hoje, temos um acervo com 49 mil itens, sendo em torno de 200 títulos em braille e 258 livros falados. Muitas obras não estão em braille e, ao nos inscrevermos no concurso, a ideia era obtermos o kit para suprirmos uma lacuna”, lembra Vera.

A equipe aprendeu a usar as máquinas e, junto com a digitalização, se dispôs a fazer a revisão da obra, antes da entrega do arquivo. “Estamos podendo ofertar uma tecnologia importante. Muitas pessoas adquiriram problemas visuais ao longo da vida e não tem contato com o braille. Possibilitar com que ela traga o material para conversão ou faça a leitura no amplificador é algo, sem dúvidas, importante. Estamos felizes em poder ofertar esse novo serviço, de forma gratuita, a todos os deficientes visuais da região. Temos certeza que vamos atrair mais público e cumprir nosso objetivo de democratizar o espaço, ser um ponto de encontro e ofertar inúmeras possibilidades”, acrescenta Michele.

A Nelson Foot funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 9h às 13h. A biblioteca fica no Complexo Argos, localizado na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Publicada em 03/05/2018


Biblioteca Pública Municipal “Prof. Nelson Foot”

Avenida Dr. Cavalcanti, 396 - Centro – Jundiaí - SP
CEP: 13201-003

Horário de funcionamento:
de 2ª a 6ª das 8h às 22h / sábados das 9h às 13h

Telefone: (11) 4527-2110
E-mail: biblioteca@jundiai.sp.gov.br

Prefeitura de Jundiaí
Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot | Desenvolvido por CIJUN