Biblioteca recebe profissionais da região para curso sobre avaliação

A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot recebeu nesta quinta-feira (10) profissionais de bibliotecas, salas de leitura e programas de incentivo à leitura, para um curso de monitoramento e avaliação de ações de bibliotecas, com o Instituto Fonte, realizado por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB). Cerca de 20 pessoas da região e de cidades como Monte Mor, Santana do Parnaíba e Extrema (Minas Gerais), participaram.

As responsáveis por ministrar o curso foram Martina Otero, bacharel em psicologia, mestre em psicologia experimental: análise de comportamento, especialista em avaliação de projetos sociais e investigação de temas relacionados ao papel da Ciência e da Tecnologia, além de consultora do Instituto Fonte e membro da Diretoria Brasileira de Monitoramento e Avaliação, e Joana Zatz, doutora em arquitetura e urbanismo, consultora do Instituto Fonte e professora e coordenadora de projetos e programas culturais focados na formação em arte contemporânea de jovens e de professores.

A atividade mesclou teoria e prática, com o objetivo de ajudar os profissionais a pensarem como fazer processos de avaliação para conseguirem aproveitar melhor seus serviços e programas. “É necessário compreender o que se está fazendo e aonde se quer chegar. A avaliação ajuda a biblioteca a se movimentar, a se desenvolver. Se estamos falando de biblioteca viva, que se renova, é fundamental refletir sobre a prática e desmistificar a avaliação”, explicou Martina.

Para a bibliotecária Natália da Silva, do Centro de Arte e Esporte Unificado (CEU) de Itu, a atividade foi interessante. “Foi muito relevante para a área, pois trouxe ferramentas avaliativas e nos deu a oportunidade de trocar experiências, o que ajudará bastante no nosso dia a dia.”

 

Além de Jundiaí, outras quatro cidades do Estado foram contempladas com o curso realizado pelo SisEB.

A Biblioteca Professor Nelson Foot é um órgão da Unidade de Gestão de Educação e fica localizada no Complexo Argos (avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens).

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Publicada em 11/05/2018


Biblioteca Pública Municipal “Prof. Nelson Foot”

Avenida Dr. Cavalcanti, 396 - Centro – Jundiaí - SP
CEP: 13201-003

Horário de funcionamento:
de 2ª a 6ª das 8h às 22h / sábados das 9h às 13h

Telefone: (11) 4527-2110
E-mail: biblioteca@jundiai.sp.gov.br

Prefeitura de Jundiaí
Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot | Desenvolvido por CIJUN