Olimpíada de Redação convida para a música e inspira a criação

Incentivar a leitura, estimular a escrita e a criatividade, revelando novos talentos literários em todas as idades: com esta proposta foi lançada na manhã deste sábado (16), no auditório da Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot – Complexo Argos, a Olimpíada de Redação 2018 que em sua 14ª edição convida a todos os futuros participantes a viajar pelo mundo da música.

O encontro contou com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado; a titular da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques; e a diretora do Departamento de Fomento à Leitura e Literatura, Rosana Faccioni Branco que durante o lançamento também promoveram a entrega da Antologia aos premiados na edição de 2017. Para apresentar música com muita qualidade e jovens talentos, o coral Canarinhos da Terra – Unidade Jundiaí, regido pela maestrina Vasti Atique, abrilhantou o evento.

Na edição deste ano, o tema central da Olimpíada é “A melodia é a vida sensível da poesia”, inspirado na obra do compositor alemão Ludwig van Beethoven.

O prefeito Luiz Fernando ressaltou a importância do tema que amplia as possibilidades para a formação dos alunos, o trabalho pedagógico realizado nas escolas para promover o ensino de melhor qualidade, tendo como ponto alto o compromisso e as propostas da Escola Inovadora. “Juntos temos grandes desafios na construção de nossa cidade, cada cidadão contribuindo com a sua parcela de trabalho e participação. A boa educação edifica-se dentro dos lares, a partir da família, nas escolas. É muito importante que a cidade se volte para a construção da cidade, com respeito à preservação dos espaços oferecidos e às próprias pessoas.

Nesta gestão, o processo educacional tem um foco diferenciado, visando promover o melhor em educação, com a didática nas escolas sobre empreendedorismo para a formação dos futuros profissionais, o aprendizado de Inglês, dentre outras inovações. De olho no futuro a partir da construção de uma sociedade sólida, cada vez mais participativa, o estímulo ao aprendizado multidisciplinar para a formação integral de nossas crianças.”

A gestora de Educação referiu-se à música como fonte de inspiração para a transformação do ser humano. “Este é um momento enriquecedor, com a leitura e a escrita possibilitando mudanças na maneira de pensar e viver. A Olimpíada de Redação proporciona aos escritores um momento intenso de criação sobre temas diversos; pensar o mundo, a nossa J

undiaí do futuro, com mais qualidade de vida para todos. É cultura e educação, é a Escola Inovadora que faz lembrar o escritor Rubem Alves, com quem tive a grata satisfação de conviver; lembrando os ipês amarelos que florescem, trazendo novas possibilidades a cada criação de um novo texto que ficará perpetuado para as próximas gerações.”

A Olimpíada é voltada aos moradores de Jundiaí e de outras localidades. Cinco categorias estão disponíve

is: Pré-mirim (1º e 2º ano do Ensino Fundamental 1), Mirim (3º e 4º ano do Ensino Fundamental 1), Infantil (5º ano do Ensino Fundamental 1 e 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental 2), Juvenil (1º ao 3º ano do Ensino Médio regular ou técnico) e Adulta (acima de 18 anos, desde que não esteja matriculado no Ensino Médio regular ou técnico). A inscrição já está aberta e pode ser feita até às 23h59 do dia 31 de agosto no site da Biblioteca ou no site da Prefeitura de Jundiaí. Cada participante pode inscrever uma obra. O texto deve ter 5.100 caracteres, no máximo.

Estudante considera a proposta importante
Depois de conquistar o 1º lugar na Categoria Juvenil em 2017, o estudante Vinícius Ragnini da Silva, 17, morador no Parque Residencial Eloy Chaves, hoje cursa Engenharia Química e conta que participou pela primeira vez da Olimpíada. “Ao conhecer a proposta, seu regulamento e organização, já tinha na cabeça o que poderia escrever. Identifico-me com dissertação, leio muito. Não esperava ganhar mas estava confiante. Considero a Olimpíada de Redação uma iniciativa bem elaborada, muito importante principalmente para os jovens que podem ampliar conhecimentos, divulgar os seus trabalhos. Este ano penso em participar novamente.”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ 

Publicada em 18/06/2018


Biblioteca Pública Municipal “Prof. Nelson Foot”

Avenida Dr. Cavalcanti, 396 - Centro – Jundiaí - SP
CEP: 13201-003

Horário de funcionamento:
de 2ª a 6ª das 8h às 22h / sábados das 9h às 13h

Telefone: (11) 4527-2110
E-mail: biblioteca@jundiai.sp.gov.br

Prefeitura de Jundiaí
Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot | Desenvolvido por CIJUN