Livros que inspiram filmes são os mais procurados pelos jovens

As crianças e adolescentes do século 21 estão cada vez mais conectadas e ocupadas. Frequentam a escola, cursos de idiomas, fazem atividade física e navegam na internet com muita facilidade e frequência. No entanto, os livros estão ficando de lado e todos os benefícios da leitura estão caindo no esquecimento.

Mas ainda há aqueles que não dispensam um bom livro. Nem que seja para ratificar uma história que já foi vista nas telas do cinema. De acordo com a bibliotecária Michele Bueno, da Biblioteca Municipal Prof. Nelson Foot, os livros mais procurados hoje pelo público jovem são aqueles que inspiraram filmes, como “Maze Runner”, “Harry Potter” e “A seleção”. “Os jovens gostam de histórias longas, envolventes, mas que não sejam difíceis de entender”, analisa Michele.

A bibliotecária reforça a importância do hábito da leitura. “O contato com os livros ajuda organizar um raciocínio. Dessa maneira, a apreciação de uma obra literária é uma boa aliada na hora de elaborar uma redação”, diz, ressaltando que o hábito da leitura ajuda na habilidade de interpretar textos, questões de provas e temas de redação, por exemplo. “O mundo está em constante transformação e exigindo cada vez mais a ação intelectual do homem”, reforça.

O estudante Vinícius Guedes, de 17 anos, conta que lê um livro por mês. “Fantasia e ficção são meus gêneros favoritos. Gosto mesmo de ler”, afirma o adolescente. A leitura também pode ser uma opção para as férias, sugere a professora de balé, Luisa Vaccari, de 23 anos. “Atualmente não leio tanto quanto gostaria, por falta de tempo. A maioria dos livros leio durante o período de férias, quando as coisas estão mais tranquilas”, diz ela. Para a professora, os livros são fundamentais para a formação do jovem. “Com os livros aprendi que o mundo não é só aquilo que vivemos, mas também aquilo que imaginamos.”

 REDAÇÃO JORNAL DE JUNDIAÍ  19/10/2018
Publicada em 19/10/2018


Biblioteca Pública Municipal “Prof. Nelson Foot”

Avenida Dr. Cavalcanti, 396 - Centro – Jundiaí - SP
CEP: 13201-003

Horário de funcionamento:
de 2ª a 6ª das 8h às 22h / sábados das 9h às 13h

Telefone: (11) 4527-2110
E-mail: biblioteca@jundiai.sp.gov.br

Prefeitura de Jundiaí
Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot | Desenvolvido por CIJUN