Acervo em Braille da Biblioteca garante acesso à leitura a pessoas com deficiência

Como parte de seu acervo de fomento à leitura, a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot também conta com itens voltados aos sócios com deficiência visual. O acervo é composto por 1500 itens, dos quais 1200 são volumes de livros em Braille – sistema de escrita por meio de caracteres em relevo sobre a página para compreensão através do tato – e outros 300 são CDs de livros narrados.

O acervo traz títulos diversos, de clássicos infantis até autores modernos, grandes nomes da Literatura Brasileira (como Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos e Clarice Lispector), leituras segmentadas (como Culinária e Música), além de livros mais lidos na atualidade e exemplares de um especial da Turma da Mônica com a personagem Dorinha, inspirada na educadora Dorina Nowill. Todo o acervo em Braille, inclusive, é uma doação da Fundação Dorina Nowill para Cegos, viabilizados através de lei de incentivo.

Um dos sócios que utilizam este acervo é o Cássio Vicente da Silva, de 37 anos, e que há sete frequenta a Biblioteca. “Quis me alfabetizar em Braille para conhecer melhor o mundo e, também por isso, passei a frequentar a Biblioteca, onde encontro qualidade no acervo e muita simpatia em sua equipe, inclusive para obter informações sobre a programação cultural”, comentou Cássio.

Cássio frequenta a Biblioteca há sete anos

Sua última leitura foi “Horizontes sem limites”, de Benedito Leal, que fala das dificuldades de inclusão a partir das perspectivas de um deficiente visual como ele e de um cadeirante. Mas ele também leu, recentemente, a coleção especial da Turma da Mônica. “É muito interessante, pois é uma viagem pelas lendas das diversas regiões do Brasil”.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, reforçou a importância do acervo e o convite para que as pessoas com deficiência ocupem a biblioteca. “É uma tendência mundial que as bibliotecas se tornem, a partir do acesso à leitura, em espaços de convivência e com programação cultural. Este acervo inclusivo se presta também a isso, para atrair as pessoas com deficiência e que elas passem a frequentar e prestigiar as atrações programadas”.

Empréstimo
Diferentemente do acervo geral, o limite de até quatro livros por empréstimo não é válido para o acervo em Braille, uma vez que uma mesma obra nesse sistema de escrita pode se estender a mais de um item. O livro da saga Harry Potter “A Ordem da Fênix, por exemplo, possui 21 volumes.

A Biblioteca Municipal fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos e fica aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h; e aos sábados das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 4527-2110.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Publicada em 09/01/2023

Biblioteca Pública Municipal “Prof. Nelson Foot”

Avenida Dr. Cavalcanti, 396 - Centro – Jundiaí - SP
CEP: 13201-003

Telefone: (11) 4527-2110
E-mail: biblioteca@jundiai.sp.gov.br

Prefeitura de Jundiaí
Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot | Desenvolvido por CIJUN | Política de privacidade